ABOUT MOHAMAD FITYAN

Mohamad Fityan (nascido a 1 de agosto de 1984, Aleppo, Síria) é um músico e compositor sírio conhecido pelo domínio de Nay e Kawala.


Fityan estudou com Mohamad Kassas e Berj Kassis e recebeu seu diploma do Instituto Superior de Música em Damasco em 2010.

Atuou como solista em muitos países por todo o mundo com diferentes orquestras e bandas internacionais, incluindo a Orquestra Nacional da Síria, a Orquestra Big Band de Jazz da Síria, a Filarmónica de Berlim, a Orquestra de Jazz de Bruxelas, a Filarmónica da Baviera, a Orquestra Fanfare du Loup, a Codarts & a Big Band do Conservatório Real, Sarband Ensemble, entre outros. Durante sua carreira participou em
concertos pela Europa, Ásia, Norte de África, Médio Oriente e Emirados Árabes Unidos.
Fityan participou igualmente em várias bandas sonoras de séries e filmes em Nay e Kawala.

Em 2014, fugiu da guerra civil na sua terra natal, Síria, e chegou a Berlim, onde encontrou um lugar seguro para viver e continuar a sua carreira como músico. Desde então, tem trabalhado com muitos músicos alemães, que, entre outras coisas, levou à constittuição da sua própria banda "Fityan" em 2016. O seu primeiro EP "Espaço Oriental" foi gravado na Alemanha.

Além de compositor e músico, Fityan também possui uma vasta experiência como professor de música. Foi professor em vários institutos na Síria, incluindo o Instituto de Música Solhi al-Wadi, a iniciativa "Music in Me" sírio-holandesa, apoiada pela UNRWA e pela UNICEF SOS Village. Na Alemanha, é professor na Academia de Verão de Música Oriental e fundou mesmo a sua própria "Academia Fityan", uma academia online para Nay e Kawala, com teve início em 2018.

Prémios e homenagens:

  • Prémio de Melhor Músico Nay, Concurso de Jovens Músicos Sírios na Síria (2002).

  • Prémio de Melhor Condutor, Concurso de Jovens Músicos Sírios na Síria (2003).

  • O primeiro músico Nay a tocar a solo no concerto de lançamento da Orquestra Big Band de Jazz da Síria em Damasco (2005).

  • Convite especial do gabinete do H.H. Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, primeiroministro dos Emirados Árabes Unidos, para atuar na cerimónia de abertura da Copa do Mundo de Corridas de Cavalos do Dubai 2015.

"Mohamad fityan is one of the greatest musical talents in Syria."

                                                                        - Cultuur & media (Belgium) -

The Syrian musician Mohamad Fityan is like his flutes and tones that penetrate the heart's passion with perfect skill

 

​- Sana News (Syria) -

"Mohamad Fityan is one of the most famous Syrian Nay players."

​- Forums of Art (Egypt)-

"Master of the Nay"

​- Interkultur Stuttgart (Germany) -

"The Syrian flutist Mohamad Fityan virtuosic in the concert at the Najma Al Zahra Palace".

​- Shurofat Newspaper (Tunisia) -

 
 

Follow Fityan on:

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White SoundCloud Icon
  • White Instagram Icon
  • White Twitter Icon

© 2019 Mohamad Fityan

Privacy    |    Legal info